Maravilhas deste Mundo...

Este blog destina-se a todos os que partilham o gosto de viajar.

quarta-feira, maio 31, 2006

Gerês...

Curva após curva lá vamos descobrindo uma das maravilhas deste nosso país tão pequenino: o Gerês... Beleza natural infelizmente só descoberta por mim em 2005.

Para os amantes da natureza não há passeio melhor do que um fim-de-semaninha passado no Gerês. Aconselho que iniciem o vosso passeio por Campo do Gerês.

Campo do Gerês localiza-se logo a seguir a Terras do Bouro, junto à barragem de Vilarinho das Furnas. As águas represadas pela barragem atravessam a serra do Gerês num túnel com milhares de metros de comprimento, indo mover as turbinas situadas em Vilar da Veiga e aumentar depois o caudal da Barragem da Caniçada. Nos dias em que a barragem está vazia (o que só acontece quando é preciso limpá-la), ainda é possível ver as ruínas das velhas casas de pedra de Vilarinho das Furnas, paisagem desoladora e de uma solidão absoluta.
Se pretenderem pernoitar nesta vila aconselho-vos o "Parque de Campismo da Cerdeira", naturalmente bonito e acolhedor dispõe de bungalows confortáveis e estecticamente apelativos.

Ao contrário do que acontece em outros parques de campismo cujos bungalows são pré-fabricados, os da Cerdeira são em granito, permitindo o seu enquadramento na paisagem. Existem bungalows com capacidade para 2 a 6 pessoas. O preço para Julho de um Bungalow para 2 pessoas é 57,50 € só alojamento claro, mas como dispõe de kitchenet podem preparar logo pela manhã um apetitoso pequeno almoço.

À noite se vos apetecer jantar fora podem ir à Albergaria Stop, cujo restaurante serve pratos típicos portugueses apetitosos.

No nossa viagem ao Gerês apenas permanecemos uma noite no Parque de Campismo, pois apesar da vila ser bonita, nada mais se fazia além de observar os pássaros a cantar... LOL. Assim, partimos à descoberta de mais Gerês. Tomando o caminho da barragem, chega-se a um entroncamento que leva, em frente, à barragem e, à direita, à Mata da Albergaria, chega-se à Geira Romana. Trata-se de uma estrada romana que ligava Braga a Astorga e que actualmente nos permite chegar a Portela do Homem (antiga fronteira). Durante o percurso ficamos deslumbrados com a enormidade da lagoa do silêncio absoluto e da solidão que se sente. Por entre muito pó lá nos vamos cruzando por outros condutores e ciclistas aventureiros (e doidos...).


Passando a Mata da Albergaria, continua-se na estrada alcatroada. A histórica Portela do Homem situa-se a cerca 12 km das Caldas, a 822 m de altitude, numa garganta que desce para a Galiza.
É na Portela do Homem que se localiza uma antiga fronteira que separava Portugal e Espanha; actualmente apenas existe uma pequena casa velha abandonada que serve de rotunda para os mais brincalhões que pretendam entrar e sair de espanha as vezes que entenderem... LOL. Aconselho a pararem aí o vosso carro e a desvendarem a pé um bocadinho dos recantos mais escondidos do Gerês, refiro-me pois claro às cascatas do Rio Homem, que facilmente perguntando a alguém a sua localização as encontrarão. Não se esqueçam de levar sapatilhas, toalha, bikini ou calção de banho e muitooooo protector solar. (sandocas e bebidas também são aconselhadas, pois não existe nenhum tipo de comércio nas redondezas).


Seguindo a nossa viagem, dirigimo-nos a Caldas do Gerês onde pernoitaremos na "Residencial Adelaide"(telf. 253 390 020), um alojamento rasoável idêntico a muitos outros que se podem encontrar lá, nomeadamente a "Residencial Flor de Moçambique"(telf. 253 391 119), que nos presenteia com uma magnifica vista sobre a vila. Para os apreciadores de tratamentos termais, existe um complexo turístico que engloba hotel e termas (http://www.aguasdogeres.pt/grande.htm).
A vida nocturna é pouca no entando podemos sempre encontrar alguns bares abertos, com relativa animação, dependendo da época do ano em que no encontramos.
Depois de um valente escaldão apanhado nas cascatas do dito "Homem" seguimos até Vilar da Veiga uma vila pequena mas com uma vista magnífica sobre a albufeira da barragem da Caniçada do Rio Cávado.

Se estiverem com fome aconselho-vos a irem almoçar ao Restaurante Pizzaria "O Xana" muito conhecido para alguns.

Se pretenderem continuar a apanhar um belo solzinho e dar uns mergulhos na albufeira aconselho-vos a aproveitarem o magnifico areal que a albufeira apresenta. Motas de água, gaivotas e barcos podem aí ser alugados.
Para terminar a nossa viagem gostaria de vos falar de uma Pousada de Portugal localizada no Gerês - A Pousada de São Bento ( http://www.pousadas.pt ) - se não pretenderem ficar lá alojados, aconselho a se dirigirem lá só para tomar um cafezinho enquanto aproveitam a paisagem...


Bem, da natureza me despeço para dar lugar à minha vida agitada do quotidiano citadino... LOL

terça-feira, maio 30, 2006

Sanxenxo - Santiago de Compostela - Vigo

É por mim considerado um dos destinos preferidos que felizmente conheci ainda pequenina na companhia dos meus pais: Galiza. Sempre disse que se vivesse fora de Portugal esse sítio seria a Galiza. Vigo, Sanxenxo ou Santiago de Compostela são 3 locais cosmopolitas maravilhosos, onde a asáfama da vida diária se confunde minuto a minuto com o prazer do convívio. Os restaurantes nunca abrem antes das 13h e os bares fecham às 3h para dar lugar às discotecas. Mas o que realmente me apaixona nestas cidades é o gosto de passear à noite pelas ruas intermináveis para apanhar um pouco de ar fresco e pôr a conversa em dia com os amigos em qualquer jardim público. Isso sim é qualidade de vida. Os jovens reúnem-se à volta de uma garrafa de vodka e um sumo de limão trazido de casa enquanto que os mais velhos preferem ficar a "dar à língua" numa esplanada acolhedora.

Santiago de Compostela é um local túristico de passagem obrigatória. Cidade antiga pelos seus monumentos e jovem pelos seus habitantes. Um turista que chegue a esta cidade certamente será bem acolhido. Os habitantes com um sorriso estampado na cara, as ruas do centro histórico circundante à Catedral repletos de lojinhas de "souvenirs" e "taperias" transformando-se à noite em bares animados onde se pode beber uma, duas, três cañas. Ao chegar a Santiago será muito fácil arranjar onde dormir, para isso basta que se dirijam a um posto de turismo e eles rapidamente vos indicarão hoteis para todas as carteiras. Quando lá estive fiquei num sítio bastante acolhedor mesmo atrás da catedral: A Residencial Victor (quarto duplo 25€).


Vigo é sem dúvida a cidade típica do "tuga nortenho de fim-de-semana" que ao longo dos tempo tem-se revelado não só uma mera ida ao El corte Ingles, como uma cidade onde nos podemos divertir e disfrutar de belas praias. Entre colinas podemos encontrar uma rua de comércio ao ar livre (bem melhor do que um shopping fechado), avenidas que à noite se enchem de pessoas doidas por disfrutar dos bares e taperias desta cidade. Á noite aconselho-vos a passearem na zona do porto marítimo, bares e restaurantes repelem esse local. Posso-vos dizer que é aqui quese localiza o meu restaurante preferido do mundo: "La trucha"( Oporto, 7 tel.986227304) é o seu nome e garanto-vos que só de o escrever me dá água na boa. Revueltos, montados, pinchos, tortilla são alguns dos pratos fabulosos que podem petiscar. O vinho pode ser servido a copo, o que vos permite provar alguns dos melhores vinhos espanhóis. A refeição poderá alcançar os 25 euros por pessoa, mas vale a pena. Para dormir aconselho-vos o Hotel Coia (www.hotelcoia.com), um hotel de 4 estrelas que não se encontra localizado mesmo no centro histórico, mas aconselho-vos a dormirem lá uma noite. A sua varanda magnífica e os quartos acolhedores valem a pena. A zona das discotecas localiza-se na zona de samil, a zona balnear, constituída por bonitas praias.

Sanxenxo é onde se localiza uma das minhas praias favoritas: a de Silgar. Em Junho, Julho podem contar com uma visitinha minha. Agosto é o mês proíbido, sem dúvida. Pedir licença para colocar a toalha na praia não é comigo. Bares e gelatarias constituem a sua marginal repleta de pessoas à noite desejosas por apanhar um pouco de ar fresco e dar duas de letra, típico dos galegos.
Se pretender alugar um apartamento por uns dias aconselho-vos a visitarem este site: http://www.ensanxenxo.com/pisos.ensanxenxo/pisos-sanxenxo/telleira/telleira.htm já lá fiquei e é bastante agradável, é constituído por 3 quartos e 2 casas de banho, a sala é enorme e possui uma grande varanda. Localiza-se 2 ruas acima da praia. Se preferirem ficar num quarto o Hostal Rias Bajas (Progreso, 82 - Tel. 986720247) é a melhor e mais económica opção, já lá fiquei muitas vezes, preza pela higiéne e simpatia . Cada noite ficará +/- por 17 euros já com um pequeno almoço modesto incluído. Se quiserem conhecer as aldeias circundantes, porque não ir pela costa até Portonovo, O´Grove e La Toxa? Em O´Grove podem comprar uma viagem de barco e conhecer as "plantações" de mexilhão, uma viagem inesquécivel onde são servidos Mexilhões al vapor óptimos e um vinho muito rasca. Para os mais aventureiros existe também um submarino que vos permitirá conhecer os "fundos da ria". La Toxa é considerada a ilha dos ricos, pois podem ser observadas belíssimas moradias, nomeadamente a do estilista Adolfo Dominguez. Existem ainda alguns hoteis de luxo e um casino, que por algumas vezes me deu alegrias. Para os mais atentos e curiosos existe ainda uma igreja revestida a vieiras, típicas da região, onde os mais activos poderão escrever nelas o seu nome.

Assim me despeço deste destino "pouco relaxante"...

Alguns links de interesse

webcams

http://www.crtvg.es/camweb/priportadaeleccion.htm

fotos

http://www.vigoenfotos.com/

turismo

http://www.sanxenxo.com/

http://www.sanxenxo.org/

http://www.sanxenxotur.com/

http://hoxe.vigo.org/

http://www.santiagoturismo.com/

http://www.turgalicia.es/

segunda-feira, maio 29, 2006

A viajante...que continua a sonhar...

Desde sempre que os meus pais me incutiram a paixão por viajar e conhecer novos lugares... Na minha opinião, para conhecermos outros lugares nem sempre precisamos de lá ir na realidade, felizmente existem livros, revistas que nos relatam viagens feitas por outras pessoas. A leitura é sem dúvida a melhor forma de viajar: é económica, relaxante e a sua maior vantagem é que viajamos de um lado do globo para o outro tão rapidamente que por vezes nem damos conta disso. Este blog, além de ser o meu livro de recordações, tem como objectivo auxiliar todos os que têm interesse num determinado pontinho do globo por pura curiosidade ou porque estão apenas indecisos quanto às férias deste ano. Será um blog de conselhos e de impressões deixadas por esta mera viajante que sempre adorou viajar...


Este blog destina-se a todos os amantes dos novos horizontes... Aqui poderão estar sempre a par das minhas viagens...Será o meu livro de recordações e se voces quiserem, será também o vosso... Porque viajar não precisa de ser só fisicamente... Preparados?
Tragam a bússula, calcem as botas, ponham a mochila às costas... O mapa trazem?
Então partam comigo nesta viagem que se espera muitoooooo longa.